Características de um bom website

Quantas vezes já ouviu a expressão “Não ter uma presença no online, é como se não existíssemos na realidade”? Certamente algumas vezes… Um bom website não é só a base para o sucesso de toda a empresa e marca, mas também a base para a realização de qualquer campanha associada a marketing digital.

Veja algumas das características que a nossa equipa destaca relativamente a bons websites:

  1. Design atrativo e chamativo

Não só no digital, mas também nas nossas interações presenciais, a primeira impressão que temos de alguém é inteiramente baseada na sua aparência. No mundo digital acontece o mesmo. Ao deparar-nos com um website não sabemos como ele realmente é, contudo, se à primeira vista o mesmo se apresentar atrativo e diferente, tal vai despertar-nos interesse e fazer com que iniciemos a nossa exploração. Deve ser dada prioridade às cores, usando como grande destaque as cores que estão associadas à marca.

O template escolhido deve ser algo que reflita a mensagem e objetivos da marca de forma clara. De seguida, a informação deve estar estruturada de forma que a sua leitura possa ser feita de forma simples e objetiva. Por fim, o tipo de letra é algo que vem complementar todo este jogo de despertar interesse no visitante. A letra deve ser atrativa e não muito elaborada – evitando letras com floreados e contornos que dificultem a sua interpretação.

  1. Design responsivo

Possuir um website que seja responsivo aos mais diversos dispositivos móveis é cada vez mais uma exigência dos utilizadores. Um website responsivo é um website que adapta o tamanho das imagens para que continuem proporcionais ao ecrã do utilizador, independentemente da resolução do ecrã.

  1. Fácil navegação

Garanta que o seu website é intuitivo. Ou seja, simples, fluído e de navegação fácil. Faça questão de ter as informações mais relevantes sobre o seu negócio bem destacadas. Evite ter demasiados redireccionamentos para páginas diferentes. Coloque-se na ótica do utilizador e pense no que menos gosta de encontrar quando abre um website, é uma boa técnica que pode ajudá-lo na estruturação do seu website.

  1. Conteúdo relevante e interessante

Claro que o Design é fundamental para chamar a atenção do utilizador. Contudo, a existência de conteúdo útil, interessante e bem redigido é algo que facilmente prende a atenção dos visitantes do seu website. Assim sendo, é importante ter em mente 3 elementos que devem ser incluídos num website com bom conteúdo:

Texto relevante e bem fundamentado – Garanta que o texto revela factos e informações úteis que vão ao encontro daquilo que é a sua marca e área de negócio. Para além disso, tenha em atenção a existência de erros ortográficos ao longo do texto. É extremamente importante fazer uma revisão do texto após a sua produção.

– Criatividade – Assegure-se de que o seu website se destaca dos restantes. Ou seja, mostre aos utilizadores por que razão estão a navegar pelo seu website e não por outro qualquer. Garanta que produz conteúdo textual que seja original, correto, útil e de fácil interpretação. Aproveite também as publicações no blog para incluir novas perspetivas e abordagens sobre determinados assuntos da área.

– Imagens – Certamente que já está farto de ouvir que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. E não é que é mesmo verdade? Nesse sentido, use sempre fotografias e vídeos de boa qualidade que permitam, não só conferir dinamismo às suas páginas, mas que também permitam ao visitante estabelecer uma conexão com os seus conteúdos.

  1. Contactos e formulários de contacto bem identificados

Ter as informações de contacto bem identificadas é extremamente relevante para a boa experiência dos utilizadores no seu website. Imagine que um potencial cliente ficou com interesse nos seus produtos e/ou serviços, mas que depois não encontra os seus contactos ou um formulário de preenchimento. Tal pode ser um grande problema no que diz respeito à conversão. Assim, é importante ter em conta a inclusão das seguintes informações: morada, contacto telefónico, email, horário de atendimento e outras informações que ache relevante para a experiência do utilizador.

  1. Segurança

Cada vez mais a segurança no digital é algo que preocupa não só os utilizadores, mas também as marcas que realizam ações de venda online, principalmente através de websites E-commerce. Assim, é importante que o seu site esteja hospedado em segurança e que possua mecanismos de prevenção para evitar eventuais ataques de hackers. Nesse sentido, garanta que todos os utilizadores que visitam o website se sentem seguros na sua navegação, sabendo que as suas páginas são de confiança. Além disso, pense também nos dados sensíveis que tem associados ao seu website. Evite não só a perda de dados pessoais dos seus clientes, mas também os dados da sua empresa.

  1. Velocidade de Carregamento

A rapidez no carregamento das páginas é algo que agrada a todos os utilizadores, sejam eles clientes habituais ou potenciais. Porque sejamos honestos, quando realizamos uma pesquisa e acedemos a um website, tudo aquilo que não desejamos é encontrar um carregamento lento, principalmente se necessitamos rapidamente de uma informação específica.

Existe algo que convém ter presente na memória, se o seu site for rápido, mais tempo o utilizar irá despender na navegação pelas suas páginas, aumentando exponencialmente a chance de converter essa navegação num contacto e/ou venda. O Google Page Speed Insights é uma excelente ferramenta para lhe fornecer todos os dados acerca da velocidade de carregamento do seu website.

  1. Site otimizado a nível de SEO

Através de uma boa estratégia de SEO tornamos a página muito mais atrativa a nível de conteúdo textual, deixando-a muito mais otimizada e com elevada probabilidade de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca potenciando a sua hipótese de ser mais facilmente encontrado pelo seu público-alvo.

  1. Manutenção frequente

Um bom website é aquele que sofre alterações de um modo mais ou menos regular. Nesse sentido, a questão da manutenção é bem interpretada do ponto de vista do utilizador porque para além de demonstrar dedicação ao negócio, acaba por revelar também o interesse da marca em crescer e posicionar-se como um website de referência no que toca a pesquisa. Após a realização de alterações é importante testar o website de modo a garantir o bom funcionamento do mesmo e resolver eventuais falhas que possam surgir.

  1. Interatividade

Podemos classificar um bom website através da interatividade que este possibilita aos seus utilizadores. Ou seja, incentivar o utilizador a realizar uma compra ou a preencher um formulário de contacto são bons métodos para criar empatia com o utilizador. Pode ainda ser incluído uma caixa de preenchimento onde incentive os seus clientes a deixarem um elogio ou um testemunho acerca do serviço que lhes proporcionou.

  1. Existência de um Blog

Possuir um Blog com artigos que digam respeito à área de atuação da sua marca é uma mais-valia enorme. Não só para mostrar aos utilizadores de que possui um conhecimento amplo e sustentado acerca da sua área de negócio, mas também porque os blogs ajudam na otimização geral do website. Ou seja, aproveite as publicações no seu blog para incluir no seu conteúdo as palavras-chave mais importantes relativamente ao seu negócio. Assim estará, não só, a potenciar toda as suas chances de aparecer nos primeiros resultados dos motores de pesquisa, como também a otimizar o seu website de uma maneira natural.