Saiba como planear a estratégia

Desde já, sobre a criação de um bom plano de Marketing, temos de ser sinceros. Hoje em dia, não há nada mais importante do que colocar a sua ideia online, seja através da criação de um Website, um Blog, Campanhas no Google Adwords ou páginas nas Redes Sociais.

Nesse sentido, se já tem ideia do que pretende fazer online, é altura de partir para a ação. Logo depois, o passo seguinte é a definição de um Plano de Marketing Digital.

Questões como “quem é o meu público-alvo?” e “qual é o meu objetivo?” começarão a surgir. É nesta altura que é importante segmentar quais os fatores importantes para o sucesso da sua marca/empresa.

Passos a seguir para a elaboração do Plano de Marketing:

Primeiro passo – Atrair o seu público-alvo:

Ou seja, descobrir quem são os seus potenciais clientes. Para tal deve produzir e publicar conteúdos valiosos, bem como partilhá-los nos mais variados canais (dependendo sempre do seu objetivo!) – quer seja nas Redes Sociais, no Blog, no Website, etc. Preste máxima atenção à produção escrita dos seus conteúdos! Certifique-se que os mesmos se encontram otimizados a nível de SEO – principalmente no que diz respeito a termos de pesquisa (keywords). Nesta fase pode ainda investir em anúncios pagos – pay-per-click.

Segundo passo – Converter o seu público-alvo em leads:

Ou seja, conseguir o contacto e dados pessoais não só dos seus atuais clientes, mas também de potenciais. Para tal, é necessário oferecer algo ao seu público tendo em vista o retorno de dados pessoais como o e-mail, o nome e/ou o número de telefone. A criação dos tradicionais botões CTA (call to action) que direcionam para landing pages que promovem serviços em troca do fornecimento de dados, são consideradas uma boa estratégia.

Terceiro passo – Estabelecer conexões com o seu público:

Quer dizer, ao relacionar-se com o seu público ao longo de todo o processo de venda irá fazer com que os seus clientes se sintam especiais. A partir do momento em que se inicia a captação de leads, é necessário investir num processo mais individualizado tendo vista a transformação do chamado “lead” em cliente. Uma das estratégias frequentemente utilizadas nesta etapa é o denominado e-mail marketing.

Quarto passo – Fechar vendas:

Por fim, o derradeiro objetivo de um bom plano de marketing é o fecho de vendas. Assim sendo, nesta etapa é necessário que tanto o departamento de marketing, como o comercial estejam em sintonia e orientados para o mesmo objetivo. E porquê pergunta você. Nós explicamos. Após a angariação de leads, realizada pela equipa de marketing, é necessário que a área comercial os agarre. É importante que a sua empresa faça um esforço extra para deixar os clientes satisfeitos, pois só assim é que o cliente se torna fã da sua marca e fica muito mais predisposto a partilhar os seus conteúdos e a referenciar os seus serviços a terceiros.

Lembre-se, um cliente feliz irá sempre voltar. E quem sabe se não volta com mais 2 ou 3 potenciais clientes!