Importância de trabalhar com um bom Web Designer
A era da imagem chegou e veio para ficar. Muito se diz que no digital, o “parecer” é tão ou mais importante do que o “ser”. E porque não juntar o útil ao agradável e juntar o online e o offline?
Ter uma imagem apelativa pode fazer a diferença entre o sucesso e o falhanço de qualquer negócio. Mas calma. Trabalhar uma imagem não passa apenas pelo design. É necessário estudar o seu negócio, escolher quais os elementos identificativos da sua marca e criar uma identidade corporativa que venda. Este pensamento é transversal a qualquer negócio, independentemente do setor, idade ou área de atividade.
Cada vez mais o Web Design assume um grande papel como veículo de comunicação/informação. Nesse sentido e graças ao destaque que a internet tem vindo a assumir, requerer um Web Designer para a conceção de websites é, cada vez mais, urgente. Pensemos na máxima “O que é visto, é vendável”. Nesse sentido, e tendo em conta que a internet já é considerada o novo mercado global, o que origina cada vez mais competitividade empresarial, possuir um bom Web Design é absolutamente FUN-DA-MEN-TAL.
O Web Design pode ser interpretado como sendo uma extensão do Design Gráfico – a área de estudo que envolve a criação de elementos e peças gráficas, tais como os cartazes, flyers, cartões de visita, identidades corporativas e todo o branding de uma empresa.
Todos esses elementos são o resultado de um trabalho de design eficiente e eficaz que não existia sem a criatividade, claro. Por sua vez, na base do trabalho de um Web Designer porque não existe, nem pode existir, uma fórmula de design que possa ser aplicada a todos os canais digitais de comunicação de uma marca, é essencial que a fórmula seja adaptada a cada canal – cada um deles deve refletir a essência da respetiva marca, entidade ou produto/serviço.
Nesse sentido, a maior parte das empresas recorrer aos serviços de Web Design precisamente por essa razão: garantir que os valores e que o conceito da empresa é bem transmitido ao público-alvo.
Assim sendo, o Web Design acaba por ser uma ferramenta de comunicação que está na base da criação de qualquer tipo de atividade realizada na internet: páginas de websites ou blogs, páginas de websites e-commerce, redes sociais, e-mail, softwares, landing pages, aplicações, entre outras.
A função do Web Designer consiste em utilizar todos os recursos disponíveis para providenciar uma boa experiência ao utilizador. Os recursos frequentemente utilizados pelo Web Designer incluem: cores, disposição, layout, tipografia, adaptabilidade, navegabilidade, acessibilidade, entre outros.
Assim, em que consiste o trabalho de um Web Designer?
O Web Designer aplica todo o seu conhecimento técnico em páginas online, adaptando-as ao perfil e valores de cada negócio. O seu trabalho passa por arquitetar a estrutura – disposição de conteúdos e navegabilidade – o aspeto visual e a usabilidade, ou seja, produzir um “caminho” apelativo e lógico para o utilizador encontrar a informação à qual pretende aceder, sem qualquer dificuldade ou obstáculo.
Para tal estruturação, estão na base 3 pontos-chave:
- Usabilidade – ou seja, a facilidade com que os utilizadores podem utilizar uma ferramenta para procederem à execução de uma ação específica.
- Visibilidade – a rapidez com que a informação é localizada e percecionada.
- Aparência – o aspeto que fica visível para todos os utilizadores.
Tendo em conta que toda a conjuntura atual e a crescente globalização, dependem cada vez mais dos meios que a internet coloca à nossa disposição para aproximar as pessoas e para conseguir responder à lei da oferta/procura, a internet é absolutamente fulcral. Como consequência, também o Web Design atinge outra importância. Não só para dar a conhecer produtos e serviços, mas para dá-los a conhecer de forma genuína, criativa e atrativa.