Introdução ao Search Engine Optimization

Frequentemente apelidado de SEO, o Search Engine Optimization pode parecer um palavrão e um bicho de sete cabeças para quem está a iniciar o seu percurso pelo mundo digital. Porém, não fique assustado. De seguida, vamos desmistificar o que é realmente o SEO e como ele pode ajudar a sua marca!

Em primeiro lugar, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas tanto dentro, on-page, como fora, off-page, de uma página específica. Acima de tudo, tem como objetivo otimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos nos diferentes motores de pesquisa. Ou seja, o SEO é um conjunto de ações destinadas à melhoria do posicionamento de uma página, ou conjunto de páginas, do nosso website nos resultados de pesquisa para os termos específicos utilizados pelos diversos tipos de utilizadores.

Alguns fatores decisivos quando se fala de posicionamento SEO

Primeiramente, os motores de pesquisa têm em conta diversos fatores no que toca à análise do posicionamento de uma página:

  • Experiência do utilizador – acima de tudo, a experiência de navegação na ótica do utilizador é fator extremamente decisivo. Ou seja, para os motores de pesquisa a experiência dos utilizadores que acedem ao seu website é determinante.
  • Relevância do conteúdo – ou seja, é a relação que o conteúdo de uma página tem relativamente a um termo de pesquisa. Frequentemente diz-se que “o conteúdo é Rei” e no que toca a posicionamento SEO, a expressão encaixa na perfeição!
  • Autoridade do website ou página do website – à primeira vista, este critério assenta na quantidade de vezes que o seu website e/ou página é acedido. Ou seja, quanto mais popular for o seu conteúdo, mais autoridade/importância ele tem.

Fatores de otimização interna a considerar:

Assim sendo, os fatores quer afetam a posição de uma página a nível de posicionamento nos motores de pesquisa podem ser divididos em dois blocos:

On-page

Off-page

Assim sendo, a otimização interna ou on-page, refere-se essencialmente à estrutura interna das páginas. Tal inclui o seu desenvolvimento e estrutura. Para a otimização interna são relevantes a estrutura da informação ao longo do website, a velocidade de carregamento, a qualidade do conteúdo do ponto de vista do utilizador, entre outros.

Fatores de otimização externa a considerar:

No que diz respeito a técnicas SEO off-page, as principais dizem respeito ao número de ligações externas. Assim, tais ligações devem surgir associadas ao conteúdo textual presente no website, os denominados backlinks.

Principais técnicas off-page:

  • Utilização de fontes e/ou serviços externos;
  • Utilização de Redes Sociais;
  • Criação de Blog com artigos temáticos interessantes;
  • Notícias e Comunicados (que podem ser também incluídos no website através um formato blog).

Quais os fatores que podem prejudicar o posicionamento de uma página nos motores de pesquisa?

Por fim, nem tudo é um mar de rosas. Dessa forma, existem também fatores que podem prejudicar, seriamente, o posicionamento de uma página. Muitas vezes tais erros não são percecionados à primeira vista, o que, a longo prazo vai prejudicar em larga escala o posicionamento da página. Assim, vejamos alguns desses fatores:

  • Número excessivo de links – muitas vezes são usados links de maneira forçada e que não são adequados ao conteúdo em causa;
  • Fraca usabilidade na ótica do utilizador;
  • Páginas com velocidade de carregamento inferior ao recomendado;
  • Respostas do servidor incorretas;
  • Conteúdo duplicado em várias páginas do website;
  • Keyword stuffing.

Em resumo, aqui ficam algumas noções básicas a ter sobre SEO – o que fazer e o que evitar.

Caso ainda existam dúvidas, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas.