Como definir uma estratégia de Marketing de Redes Sociais
O Marketing de Redes Sociais é cada vez mais popular, sendo hoje, incontornável na estratégia de marketing de qualquer marca. Existem muitas vantagens ao incluir este segmento do marketing na sua marca. Contudo, não basta criar redes sociais e publicar algo de vez em quando. É necessário definir uma estratégia com “cabeça, tronco e membros”, que esteja de acordo com os seus objetivos. Saiba como definir uma boa estratégia de marketing de redes sociais!
Pontos essenciais para desenvolver uma boa estratégia
A primeira coisa que deve ter em mente é que para determinar o alcance das suas publicações e as interações com as mesmas, são utilizados algoritmos.
Esses algoritmos pretendem entregar o melhor conteúdo aos utilizadores e, para isso, baseiam-se no engagement, na empatia e na temporalidade do seu conteúdo.
Pelos motivos anteriormente referidos, deve considerar fazer conteúdos que vão ao encontro do que os algoritmos procuram. Isto é, conteúdos atrativos e adequados, que façam o público gostar e sentir a necessidade de interagir com os mesmos (seja essa interação, um gosto, uma partilha ou um comentário). As interações com o público são o elemento de maior relevância para o sucesso da sua divulgação, e consequentemente, da sua marca e respetivos produtos ou serviços. Quando utilizadas de forma eficaz, as redes sociais geram um tráfego interessante para o seu website.
Para tirar o maior proveito das redes sociais, deve considerar as particularidades de cada uma, desde a dinâmica de usabilidade até ao público nela presente. Só assim conseguirá construir uma boa estratégia de marketing de redes sociais – completa e eficaz.
Pontos essenciais para desenvolver uma boa estratégia:
- Recolha informação sobre o público-alvo;
- Esteja presente nas plataformas adequadas;
- Crie conteúdo diferenciado;
- Calendarize as suas publicações.
Recolha informação sobre o público-alvo
Conhecer o seu público-alvo e identificá-lo com clareza e rigor é um passo essencial para conseguir dar resposta às suas necessidades e desejos. Quanto mais informação possuir sobre o seu público, melhores serão os seus resultados.
Criar grupos ou personas dentro do seu público alvo também é muito importante para conseguir segmentá-lo. Ao segmentar conseguirá adaptar o seu conteúdo com base em determinadas caraterísticas específicas desses grupos/personas.
Esta discriminação dos grupos/personas é exigida em termos práticos, ao criar um anúncio online.
Esteja presente nas plataformas adequadas
Ao decidir quais as plataformas de redes sociais que quer estar presente, o principal fator que deve ter em conta é que cada plataforma possui o seu próprio público-alvo e as suas particularidades.
O essencial é estar presente onde o seu público alvo se encontra e passa o seu tempo. Contudo, não deve negligenciar plataformas onde essa presença não seja tão expressiva, caso lá existam potenciais clientes.
Analise as plataformas não só a curto e médio prazo, mas também a longo prazo. Repare no exemplo do Tik-Tok, começou por estar associado a um público mais jovem que gostava de fazer vídeos a dançar e, atualmente, começa a ganhar maior expressividade junto do público mais velho e das próprias marcas. Esteja atento e mantenha-se sempre atualizado.
Crie conteúdo diferenciado
À medida que surgem cada vez mais utilizadores nas principais plataformas de redes sociais, a concorrência aumenta e o conteúdo também. Nesse sentido, é cada vez mais importante ter uma estratégia de conteúdos diferenciada. Para isso, pode observar os seus concorrentes e analisar o conteúdo que têm produzido. Recomendamos que veja quais são os conteúdos com mais interações e explore esses temas.
É importante entender quais os formatos de conteúdos que geram melhores resultados, faça testes!
Pergunte ao seu público que tipo de conteúdo gostariam que produzisse, tenha atenção às necessidades e desejos dos mesmos, afinal eles são o motivo pelo qual está a produzi-lo. Assim, fá-los-á sentir que são “ouvidos” e importantes para a marca.
Calendarize as suas publicações
A organização é muito importante, especialmente no mundo do marketing de conteúdo. Produzir os conteúdos atempadamente de acordo com uma estratégia, é completamente diferente do que tentar arranjar algum conteúdo à última da hora.
Calendarizar as suas publicações permitir-lhe-á rentabilizar melhor o tempo e preparar atempadamente o tipo de formato ou conteúdo que lhe será vantajoso publicar numa determinada ordem cronológica, reunindo os recursos necessários e reduzindo os riscos de algo não correr como o planeado.
Para calendarizar tudo deverá ter em conta vários pontos, tais como: a data, o tema, o objetivo da publicação, a componente visual, as plataformas onde será publicada, o copy, as hashtags, identificações e links.
Pois…não é tão simples quanto parece! Para facilitar o processo de calendarização e o agendamento, existem algumas ferramentas disponíveis gratuitas e pagas.
Das gratuitas, a mais conhecida é a “Meta Business Suite”, uma ferramenta da empresa Meta que permite agendar publicações para Facebook e Instagram.
Parece-lhe muito trabalho? Deixe connosco, informe-se sobre o nosso serviço de gestão de redes sociais.